segunda-feira, 15 de março de 2010

Dieta do bom humor

Do livro: A Dieta do Bom Humor, da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi

A alimentação pode contribuir muito para a melhora ou piora do humor das pessoas.
O que comer quando se sentir triste ou deprimido, em vez da caixa de bombons?
O chocolate pode ser comido, desde que em pequenas quantidades. Ao se sentir triste ou deprimida, a pessoa deve buscar apoio, mas não em caixa de bombom. Se comer muito, pode engordar demais e ter ainda mais um problema com que se preocupar. Se for impossível não comer, faça deste um momento único, mastigando lentamente e apreciando o sabor com prazer. Dê preferência aos chocolates amargos, meio amargos e sem recheio.
A atividade física ajuda a liberar serotonina, substância que oferece um tipo de compensação sensorial comparável à do chocolate, com a vantagem de não ter contraindicação.
Alimentos como brócolis, espinafre e folhas verdes escuras, além de pimenta, aveia, leite, banana madura, manga, melão, frutas secas, laranja, maracujá, jabuticaba, alface e peixes também podem ser consumidos para ajudar a diminuir a necessidade por chocolate e melhorar o humor.
Que tal manter-se de bom humor e em boa forma?

domingo, 7 de março de 2010

Castanha do Pará - uma fruta oleaginosa

Quem já não ouviu que comer castanhas é bom para saúde?
Então vamos falar sobre a castanha do pará, que é bastante rica em vitamina E, que retarda o envelhecimento, é fonte concentrada de gordura boa, que estabiliza o humor, combate os problemas da pele (inclusive acne), baixa os níveis de triglicérides, regula a síntese de hormônios e tem ação anti-inflamatória.
Contêm também selênio, um mineral que fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio do hormônio ativo da tireóide, e juntamente com a vitamina E protege o organismo dos danos provocados pelos radicais livres.
Mas lembre-se, uma única castanha do pará, contêm toda a quantidade de selênio que um adulto precisa por dia, já para as crianças 1/2 unidade é suficiente. Seu consumo em excesso pode ocasionar: dor de cabeça, queda de cabelos, unhas enfraquecidas e um mau hálito parecido com bafo de alho.
Como consumí-la?
Podemos acrescentá-la picada em uma salada, em uma verdura refogada, no macarrão alho e óleo, ou até mesmo consumi-la sozinha no lanche.
Experimentem!!!