quarta-feira, 14 de julho de 2010

Finalização de Cursos de Atualização

Agora no mês de julho finalizei os cursos de atualização neste primeiro semestre. Devido a falta de tempo, por conta dos cursos, não escrevi no blog.
Os cursos foram ótimos, com professores com muito conhecimento, e espero estar passando estas atualizações em breve para vocês.
Gostaria de agradecer em especial a professora Cinthia Sobral do Centro Universitário São Camilo pela atenção, e recomendar o Curso de Difusão em Suplementação da EFEUSP.

Dúvidas sobre Alimentação Saudável


Hoje escrevo para dar respostas a dúvidas freqüentes que ocorrem durante as consultas:
1- Sucos naturais são super saudáveis, ou seja, posso beber a vontade?
Sim, sucos naturais são saudáveis mas não podemos bebê-los à vontade! Um copo de suco de laranja fornece vitamina C, um antioxidante essencial para o combate a muitas doenças. Contudo o mesmo também é rico em calorias e de frutose (o açúcar natural das frutas). Ou seja, muito suco vai sabotar a sua dieta e ainda pode elevar o açúcar sanguíneo em pessoas com intolerância à glicose ou diabetes. .

2 - Margarina contém menos gordura que manteiga?

Falso! Apesar das margarinas serem produzidas a partir de óleos vegetais ela contém praticamente a mesma quantidade de calorias. Além disso, muitos tipos de margarina possuem ainda a famosa gordura hidrogenada (ou trans) que aumentam o colesterol sanguíneo. Ou seja, utilize ambas com moderação. E, procure aquelas que contém no rótulo a inscrição "sem trans".

3 - Pão preto é mais saudável?

Depende. O ideal é observar os ingredientes e não exatamente a cor. O fato da coloração do pão ser escura não significa que contenha fibras. Alguns tipos ainda contém frutose, xarope de milho e gorduras parcialmente hidrogenadas. Aprenda a ler os rótulos e escolha aqueles pães com menos gordura e mais fibras.

4 - Pratos vegetarianos emagrecem?

Não necessariamente, muitos pratos com vegetais contém também molhos cremosos, queijos, farinha e óleo em grandes quantidades, que aumentam o valor calórico do prato.

5 - Azeite de oliva contém poucas calorias?

O azeite de oliva tem muitos benefícios porém uma colher de sopa fornece 120 calorias, ou seja, o excesso poderá conduzir ao ganho de peso sim! Cuidado com a quantidade utilizada na salada!

6 - Salada não engorda?

Saladas são alimentos excepcionais, ricos em nutrientes porém cuidado com os molhos. Azeite, queijo, batata palha e croutons podem transformá-la em uma refeição hipercalórica.

7 - Bebidas esportivas são essenciais durante o exercício?

Durante o exercício nosso corpo consome carboidratos, desidrata e perde minerais como sódio e potássio. Porém, tudo isto pode ser reposto com frutas, água de coco e sucos. Geralmente recomenda-se o uso de bebidas esportivas apenas se a perda de peso durante o exercício ultrapassar 2% do peso corporal.

Espero que estas respostas sejam úteis no dia a dia de todos.