sábado, 16 de outubro de 2010

Azeite - Extravirgem? Virgem?

Conheça melhor as diferenças entre eles:

Extravirgem – Com melhor aroma e sabor, apresenta menos de 0,8% de acidez (calculada sobre a porcentagem de ácido oléico). Produto de alta qualidade gastronômica, deve ser a primeira opção em sua dieta. Costuma ser mais caro que os demais, mas vale pelo custo-benefício.

Virgem – A principal diferença para o extravirgem está na acidez, que pode chegar até a 2%. Seu principal uso é o culinário.

LEMBRE-SE: o processo de extração do azeite influencia na concentração de antioxidantes, substâncias que protegem o organismo contra agentes externos e no desenvolvimento de doenças, principalmente as cardiovasculares e o câncer. O extravirgem contém uma elevada concentração de antioxidantes como a vitamina E e os derivados fenólicos (tirosol e hidroxitirosol), esteróis livres e seus precursores, como o esqualeno. Já o azeite refinado perde uma boa parte delas.

Use em saladas, pães, torradas, quiches, etc.
Não aqueça o azeite pois ele perde suas propriedades antioxidantes.
Convém salientar que não devemos abusar das gorduras, nem do azeite.
Conuslte um nutricionista que ele definirá a quantidade adequada para o seu consumo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentos Probióticos

Probióticos são organismos vivos que interagem com a flora intestinal boa. Eles ajudam a digerir melhor os alimentos, a aumentar a imunidade, a combater microrganismos nocivos e favorecem a produção de vitamina K entre outras que nutrem as células da parede intestinal.
Estão presentes em alguns alimentos como no leite fresco, iogurte e outros.
Alimentos industrializados com adição de probióticos são classificados como funcionais,ou seja, são alimentos que agregam algum benefício à saúde, além das suas propriedades nutricionais originais. Como exemplo: iogurtes e leites fermentados que ganham uma dose maior de lactobacilos, tem suas funções realçadas, favorecem o funcionamento intestinal e restauram a flora intestinal boa.
Lembre-se de manter uma alimentação rica em fibras e com pouco açúcar, para que estas bactérias benéficas se desenvolvam no organismo.
Mantenha uma alimentação saudável!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Brasileiros consomem até duas vezes açúcar do que o recomendado

Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) revela que o açúcar representa de 12% a 25% das calorias diárias da população. A quantidade recomendada, no entanto, é de 10%.
O consumo de açúcar em excesso é um dos vilões da saúde dos brasileiros. O alimento faz parte de metade dos produtos da cesta básica.
Essa má alimentação pode causar excesso de peso, cárie dentária e diabetes.
Fonte:http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiros-consomem-ate-duas-vezes-mais-acucar-do-que-o-recomendado-20100927.html