quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você sabe o que é Bioimpedância?

É o método mais utilizado para a análise da composição corporal, onde avalia-se a quantidade de água, de gordura e de massa muscular do organismo, permitindo calcular com boa precisão, a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade.

Consiste de um exame relativamente simples e rápido, em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados nas extremidades da mão e do pé. A leitura é realizada a partir da passagem elétrica dos componentes corporais músculo e gordura.

Quanto maior o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. Os dados medidos pelo aparelho são transferidos automaticamente para um programa de computador, e combinados a idade, peso, altura, sexo e atividade física do indivíduo.

Em resumo, quando subimos na balança estamos pesando músculos, pele, órgãos, água, fluídos e gordura. Por isso, nem sempre quando os ponteiros ou números da balança indicam que emagrecemos significa que perdemos gorduda corporal.

A meta de um programa de exercícios e de uma dieta equilibrada deve ser a redução e manutenção da gordura corporal em níveis saudáveis e a manutenção ou aumento da massa muscular.

A avaliação da composição corporal é um importante critério em qualquer programa de emagrecimento e/ou manutenção do peso, prevenção de diversos distúrbios como infarto do miocárdio, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário