sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Como a gordura se acumula no corpo?

Os adipócitos são as células de gordura que existem em nosso corpo. Essas células são formadas desde a nossa concepção, ainda no útero materno, em três períodos gerais de tempo: último trimestre de gestação, primeiro ano de vida e durante a explosão de crescimento da adolescência antes da vida adulta. Durante esse período a gordura corporal aumenta de duas maneiras antes de alcançarmos a vida adulta: aumento no tamanho e volume dos adipócitos individuais (hipertrofia da célula) e aumento no número total de adipócitos dos adipócitos (hiperplasia da célula). Já o processo da obesidade, de uma maneira simplista, resulta do desequilíbro entre a ingestão calórica e o gasto calórico. Esse desequilíbrio pode ser resultado de fatores genéticos, estilo de vida ou problemas de ordem metabólica. Dessa forma a gordura resultante desse desequilíbrio é acumulada nos adipócitos existentes aumentando substancialmente seu tamanho.
A gordura é a forma que o corpo encontrou de armazenar o excesso de energia consumida a fim reservá-la para períodos críticos. Também ocorre por problemas hormonais.
O básico é entender que o que faz alguém engordar é o que chamamos de balança calórica positiva, ou seja, se você come "X" e gasta "X" não engordará nem emagrecerá. Se come "X" e gasta "X+Y" e se Y for positivo, significa que está gastando mais que ingerindo e emagrecerá. Se come "X" e gasta menos que X, essa diferença será guardada pelo organismo nos tecidos de eleição que se localizam normalmente em locais de pouca movimentação. Outro fator que provoca o acúmulo de gordura é o metabolismo lento. Todas as dietas radicais, sobretudo as feitas sem o acompanhamento de um profissional nutricionista e sem práticas esportivas fazem com que o organismo diminua o metabolismo e passe a engordar mais ainda que antes da dieta. Existem meios de se calcular o consumo de energia e da classificação e distribuição correta dos alimentos, para estimar quantos gramas será possível ganhar ou perder, após um período X de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário